ROTUNDA


SOSLAIO

Eduardo Campos

Indstria cultural e/ou sociedade do espetculo em xeque



A Cia. da Mentira surgiu em 2005, com O que Voc Foi Quando Era Criana (de Loureno Mutarelli, direo de Gabriela Flores e Donizeti Mazonas). A segunda montagem do grupo, Soslaio (de Priscila Gontijo, direo de Gabriela e Mazonas), estreou no ano passado e volta ao cartaz nesta sexta, 31/10, dentro da programao do Especial 7 Anos do Teatro do Centro da Terra, em So Paulo.

No limite entre fico e realidade, Soslaio trata, primeira vista, de relaes familiares viciadas. So relaes apodrecidas, que no conseguem se renovar, nas quais h lugar para agressividade, desrespeito, ironia e sarcasmo, mas tambm para o amor. So personagens verborrgicas, que tm dificuldade de se relacionar e se protegem com a fala, possuem a palavra como arma, conta Gabriela. So pessoas isoladas em suas individualidades, refora Priscila.

As personagens esto trancadas numa casa. Tropeo (Mazonas) um cineasta que h onze anos tenta concluir um filme. Sua mulher, Estela (Priscila), alimentou pretenses artsticas na juventude. Uma de suas cunhadas, Martha (Liana Matheus), est grvida h onze anos o beb se recusa a nascer. Ana (Gabriela) retorna aps longa ausncia a fim de equacionar essas relaes. Genrico (Silvio Restiffe) no consegue entrar na casa. Ainda h a outra cunhada de Tropeo, Dulce (Gilda Nomacce).

Alm das questes familiares, o espetculo aborda outras. Vivemos num mundo sedado, no qual para existir voc precisa de 15 minutos de fama. E no qual transbordar perigoso, voc no pode sair da linha, afirma Priscila. Genrico, relata, uma metfora da dificuldade de encontrar espao no mundo contemporneo: Quem no tem bilhete vip, carta na manga, senha ou cdigo no consegue acesso aos lugares. Tropeo representa a dificuldade de concretizar um trabalho, como os grupos de teatro de pesquisa.

O ttulo da pea uma referncia a uma maneira como pessoas se olham, ao olhar de vis, de canto de olho, no direto, diz Gabriela, e representa a forma como as personagens se relacionam. Priscila fala na dificuldade da comunicao: Em bares e restaurantes h TVs ligadas o tempo todo, o que uma maneira de pessoas no entrarem em contato. H uma impotncia em sentir o olhar do outro.

A montagem pisa em terreno onde convivem realismo e expressionismo, e inexiste a preocupao em apresentar uma histria linear. um drama, mas no nos moldes do realismo burgus. H uma aproximao com o expressionismo. A idia distorcer um pouco os padres, revela Gabriela.

No realista, o ambiente cnico uma casa transformada em set de filmagem. H elementos significativos, como porta e janela, que se configuram como elementos de cena. Tudo mvel, menos a ilha de edio, na qual Tropeo edita o filme e pela qual controla as mulheres. O tapete vermelho uma aluso ao glamour do cinema, relata Gabriela. Os elementos sugerem idias, no as explicam. A inteno, afirma Priscila, compartilhar dvidas: Trata-de de uma reflexo, no de um julgamento.

A programao do Especial 7 Anos do Teatro do Centro da Terra continua em 7 e 8/11, com A Obscena Senhora D (adaptao de Germano Mello e Susan Damasceno para o livro de Hilda Hilst, direo de Mazonas e Rosi Campos, com Suzan em cena). Em 14, 15, 21 e 22/11 a vez de Homens, Santos e Desertores (de Mrio Bortolotto, direo de Fernanda DUmbra, com Gabriel Pinheiro e Bortolotto).

SOSLAIO. De Priscila Gontijo. Direo de Donizeti Mazonas e Gabriela Flores. Com a Cia. da Mentira. No Teatro do Centro da Terra. Rua Piracuama, 19, So Paulo, SP. Fone (11) 3675-1595. Dias 31/10, s 21h30, e 1/11, s 21h. R$ 20.


Escrito por Mauro Fernando s 22h07
[ ] [ envie esta mensagem ]


HOMEM CAVALO & SOCIEDADE ANNIMA

Jonatas Marques

A opresso nossa de cada dia



Atualmente soa inadequado falar em vanguarda como expressionismo e surrealismo, que se espalharam pela Europa, ganharam o planeta e mudaram a face do sculo XX para designar o que surge de inovador no panorama artstico. Mas pode-se identificar no teatro paulista companhias que apontam novas perspectivas para as artes cnicas ao se relacionar com o espao cnico de uma maneira diferente da usual.

O Teatro da Vertigem (O Paraso Perdido, O Livro de J, Apocalipse 1,11 e BR-3), a Cia. So Jorge de Variedades (As Bastianas) e a Cia. Triptal (Rumo a Cardiff) so exemplos de grupos que investigam, com xito, possibilidades fora da caixa cnica tradicional. Com Homem Cavalo & Sociedade Annima, em cartaz no Arsenal da Esperana (casa que abriga homens em situao de falta de casa, de famlia, de trabalho), a Cia. Estvel se coloca nesse conjunto.

Como se precisasse reverberar que a esquerda est viva, ao contrrio do que apregoam os entusiastas do neoliberalismo, a montagem se utiliza de princpios do teatro pico fragmentao do texto em tom de fbula, solos narrativos a fim de abordar a explorao do homem pelo homem. Sim, o bom teatro tambm uma manifestao poltica, no apenas uma proposta esttica.

As cenas se sucedem em trs pontos do Arsenal. Um painel com diversos logotipos sugere a reduo do ser humano a mercadoria. O texto brinca com tpicos sonhos de consumo. A relao do Sr. Patro com seu empregado e as cenas dos garis e da classe mdia (exposta em sua frivolidade e alienao) indicam os vcios a que se entrega uma sociedade guiada por valores individualistas e questionveis. Alm disso, h os significados ocultos de expresses como Cidade Limpa (livre da misria no por justia social, mas pela fora do Estado autoritrio) e Sociedade Annima (aquela em que a maioria no tem voz).

A diretora Andressa Ferrarezi revela rara coerncia na organizao da matria-prima da montagem, colhida pela companhia junto aos desabrigados do Arsenal a Cia. Estvel, dentro do Projeto Vagar no Preciso, investigou por dois anos a precria situao social dos que passam pela casa de abrigo. Os depoimentos de desabrigados, gravados aps um ensaio e inseridos no espetculo, evidenciam a linha de pesquisa da companhia e jogam luz sobre o pensamento dos artistas que a compem.

O elenco (Daniela Giampietro, Maria Carolina Dressler, Nei Gomes, Osvaldo Hortencio, Osvaldo Pinheiro e Sandra Santana) demonstra pleno conhecimento tcnico. As cenas cmicas da Mulher da Lata e do Bbado, em especial, suscitam comentrios dos homens acolhidos pelo Arsenal que assistem pea e comprovam a pertinncia do trabalho, realizado em consonncia com eles. O espao cnico torna-se, ento, agente do espetculo e no se presta condio de mero ornamento.


HOMEM CAVALO & SOCIEDADE ANNIMA. Texto: criao coletiva. Direo de Andressa Ferrarezi. Com a Cia. Estvel. No Arsenal da Esperana. Rua Doutor Almeida Lima, 900, So Paulo, SP. Fones (11) 8708-9563 e (11) 8121-0870. Sbados e domingos, s 19h. (Em dia de chuva no h apresentao.) Ingresso: 1 kg de alimento no perecvel. At 30/11.


Escrito por Mauro Fernando s 22h55
[ ] [ envie esta mensagem ]


[ ver mensagens anteriores ]
 
Histrico
08/11/2015 a 14/11/2015
01/11/2015 a 07/11/2015
18/10/2015 a 24/10/2015
11/10/2015 a 17/10/2015
04/10/2015 a 10/10/2015
27/09/2015 a 03/10/2015
20/09/2015 a 26/09/2015
13/09/2015 a 19/09/2015
21/06/2015 a 27/06/2015
05/04/2015 a 11/04/2015
22/03/2015 a 28/03/2015
15/03/2015 a 21/03/2015
09/11/2014 a 15/11/2014
19/10/2014 a 25/10/2014
21/09/2014 a 27/09/2014
14/09/2014 a 20/09/2014
27/07/2014 a 02/08/2014
29/06/2014 a 05/07/2014
22/06/2014 a 28/06/2014
15/06/2014 a 21/06/2014
08/06/2014 a 14/06/2014
01/06/2014 a 07/06/2014
25/05/2014 a 31/05/2014
18/05/2014 a 24/05/2014
11/05/2014 a 17/05/2014
04/05/2014 a 10/05/2014
27/04/2014 a 03/05/2014
13/04/2014 a 19/04/2014
06/04/2014 a 12/04/2014
30/03/2014 a 05/04/2014
23/03/2014 a 29/03/2014
16/03/2014 a 22/03/2014
09/03/2014 a 15/03/2014
17/03/2013 a 23/03/2013
03/02/2013 a 09/02/2013
20/01/2013 a 26/01/2013
13/01/2013 a 19/01/2013
23/12/2012 a 29/12/2012
16/12/2012 a 22/12/2012
09/12/2012 a 15/12/2012
25/11/2012 a 01/12/2012
18/11/2012 a 24/11/2012
26/08/2012 a 01/09/2012
27/05/2012 a 02/06/2012
31/07/2011 a 06/08/2011
05/06/2011 a 11/06/2011
15/05/2011 a 21/05/2011
01/05/2011 a 07/05/2011
20/03/2011 a 26/03/2011
06/02/2011 a 12/02/2011
16/01/2011 a 22/01/2011
07/11/2010 a 13/11/2010
24/10/2010 a 30/10/2010
15/08/2010 a 21/08/2010
01/08/2010 a 07/08/2010
25/07/2010 a 31/07/2010
18/07/2010 a 24/07/2010
04/07/2010 a 10/07/2010
27/06/2010 a 03/07/2010
10/01/2010 a 16/01/2010
18/10/2009 a 24/10/2009
11/10/2009 a 17/10/2009
27/09/2009 a 03/10/2009
16/08/2009 a 22/08/2009
02/08/2009 a 08/08/2009
14/06/2009 a 20/06/2009
03/05/2009 a 09/05/2009
22/03/2009 a 28/03/2009
15/03/2009 a 21/03/2009
08/03/2009 a 14/03/2009
01/03/2009 a 07/03/2009
22/02/2009 a 28/02/2009
15/02/2009 a 21/02/2009
08/02/2009 a 14/02/2009
18/01/2009 a 24/01/2009
04/01/2009 a 10/01/2009
14/12/2008 a 20/12/2008
07/12/2008 a 13/12/2008
30/11/2008 a 06/12/2008
23/11/2008 a 29/11/2008
16/11/2008 a 22/11/2008
09/11/2008 a 15/11/2008
02/11/2008 a 08/11/2008
26/10/2008 a 01/11/2008
17/08/2008 a 23/08/2008
03/08/2008 a 09/08/2008
25/05/2008 a 31/05/2008
18/05/2008 a 24/05/2008
11/05/2008 a 17/05/2008
30/03/2008 a 05/04/2008
23/03/2008 a 29/03/2008
16/03/2008 a 22/03/2008
09/03/2008 a 15/03/2008
30/12/2007 a 05/01/2008
11/11/2007 a 17/11/2007
02/09/2007 a 08/09/2007
26/08/2007 a 01/09/2007
19/08/2007 a 25/08/2007
15/07/2007 a 21/07/2007
08/07/2007 a 14/07/2007
01/07/2007 a 07/07/2007
03/12/2006 a 09/12/2006
05/11/2006 a 11/11/2006
22/10/2006 a 28/10/2006
15/10/2006 a 21/10/2006
01/10/2006 a 07/10/2006
24/09/2006 a 30/09/2006
17/09/2006 a 23/09/2006
27/08/2006 a 02/09/2006
20/08/2006 a 26/08/2006
13/08/2006 a 19/08/2006
06/08/2006 a 12/08/2006
30/07/2006 a 05/08/2006
23/07/2006 a 29/07/2006
16/07/2006 a 22/07/2006
09/07/2006 a 15/07/2006
04/06/2006 a 10/06/2006
28/05/2006 a 03/06/2006
14/05/2006 a 20/05/2006
07/05/2006 a 13/05/2006
30/04/2006 a 06/05/2006
23/04/2006 a 29/04/2006
16/04/2006 a 22/04/2006
09/04/2006 a 15/04/2006
02/04/2006 a 08/04/2006
26/03/2006 a 01/04/2006
19/03/2006 a 25/03/2006
12/03/2006 a 18/03/2006
05/03/2006 a 11/03/2006
26/02/2006 a 04/03/2006
19/02/2006 a 25/02/2006
12/02/2006 a 18/02/2006