ROTUNDA


FERRO EM BRASA

Ligia Jardim

Três gerações: choque entre o arcaico e o contemporâneo

 

O palhaço Benjamin de Oliveira é considerado o criador do circo-teatro. Por volta de 1910, por questão financeira, ele resolveu introduzir a apresentação de uma peça após as exibições dos circenses. Formados por comédias (a maioria de autores desconhecidos) e por dramas como O Céu Uniu Dois Corações, de Antenor Pimenta, os repertórios deram grande popularidade às companhias e chegaram aos dias de hoje.

 

O grupo Os Fofos Encenam (A Mulher do Trem, Assombrações do Recife Velho, Memória da Cana) está em cartaz em sua sede, em São Paulo, com Ferro em Brasa, texto de Antonio Sampaio adaptado por Newton Moreno. Dirigida por Fernando Neves, a montagem parte de pesquisa sobre o circo-teatro. As ações se passam no século passado, em uma aldeia portuguesa.

 

O casamento de Judith (Erica Montanheiro ou Maria Stella Tobar, em dias alternados) e Júlio (Chico Carvalho) é adiado. Mãe de Judith, Margarida (Carol Badra ou Katia Daher) vê no enlace motivo de infelicidade para a filha. O pai da noiva, João (Eduardo Reyes), discorda. Júlio começa a se interessar por Margarida. Tia Emília (Cris Rocha) e o avô de Judith, Leonardo (Marcelo Andrade), notam que as peças desse quebra-cabeça não estão se encaixando bem.

 

A oposição entre o arcaico e o contemporâneo é evidente no espetáculo. Há um ambiente em que a repressão condena ao confinamento os novos pensamentos que buscam arejar a sociedade. O choque entre esses polos – expresso nas aflições femininas de Margarida, bem como nos costumes religiosos – prenuncia a tragédia que se avizinha. A figura do avô, uma espécie de corifeu que comenta (à parte) as ações no proscênio, se encarrega de salientar a extensão da questão.

 

A condição feminina está presente também em Joana (Katia Daher ou Carol Badra), amiga da família, que não encontra no país as circunstâncias necessárias para o pleno desenvolvimento de sua vida. As menções ao ditador António de Oliveira Salazar – ao autoritarismo que grassou em Portugal de 1932 a 1974 – reforçam o conflito entre o arcaico que sufoca e o contemporâneo que liberta.

 

A trupe classifica Ferro em Brasa como um drama trágico. Há uma forte e inequívoca dimensão trágica no texto, condizente com a tradição ibérica – Yerma, de Federico García Lorca, por exemplo, principalmente quanto à questão feminina.

 

O desempenho do elenco é muito bom. O cenário, de Leopoldo Pacheco e Marcelo Andrade, explora a estética do circo-teatro. Ferro em Brasa levou Cris Rocha a uma indicação ao Prêmio Shell em 2006, quando a peça estreou, e concorreu na categoria especial, pela pesquisa sobre o circo-teatro.

 

 

FERRO EM BRASA. De Antonio Sampaio. Adaptação de Newton Moreno. Direção de Fernando Neves. Com Os Fofos Encenam. No Espaços dos Fofos Encenam. Rua Adoniran Barbosa, 151, São Paulo, SP. Fone (11) 3101-6640. Amanhã, às 21h, domingo, às 19h, e segunda-feira, às 20h. R$ 30. Até segunda-feira.



Escrito por Mauro Fernando s 18h31
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HELENA PEDE PERDO E ESBOFETEADA

Cris Lyra

Tablado de Arruar usa o melodrama para negar a indústria cultural

O melodrama é um gênero dramático que atingiu o auge no século 19, mas se faz presente, dissimulado, até hoje. A telenovela – entretenimento que sucedeu a radionovela, herdeira do folhetim – trabalha com recursos típicos desse gênero. O apelo ao sentimentalismo, o enredo pródigo de reviravoltas – no qual a punição do vício (do vilão) e a recompensa da virtude (do heroi) são constantes – e personagens estereotipados são algumas características do melodrama.

 

Esse gênero se distingue pela busca pelo entendimento fácil do público – diálogo que, quase sempre, o levou ao rebaixamento da qualidade artística, ainda que sob a proteção do gosto popular. Não confundir, porém, com a definição do linguista russo Mikhail Bakhtin para cultura popular: a produção simbólica não-oficial. A telenovela já ganhou no País o caráter de entretenimento oficial.

 

Helena Pede Perdão e É Esbofeteada (dramaturgia de Alexandre Dal Farra e direção de João Otávio) coloca o grupo Tablado de Arruar na Praça da Liberdade (às sextas-feiras) e na Praça Santa Cecília (aos sábados), em São Paulo. A peça brinca com o gênero melodramático. A companhia procura um teatro popular com a ajuda de recursos da TV – as cenas são exibidas em telão, ao vivo.

 

Helena e Augusto formam um casal burguês falido – moram em uma mansão hipotecada. Mary e Jack invadem a casa – a princípio, parece tratar-se de um assalto, mas depois se revelam ativistas políticos. Envolvem Helena e Augusto em atividades subversivas. Tentam deixar Helena para trás em suas ações, mas ela sempre retorna. Mudanças repentinas e bom humor marcam o roteiro.

 

Proferido diretamente ao público – dispensada a quarta parede –, o discurso contra as mazelas de toda ordem que se encontram em São Paulo quebra as regras do melodrama e serve à desconstrução desse gênero. O espetáculo se afirma como uma resposta à sociedade de consumo, perniciosa por ser excludente.

 

Helena Pede Perdão levanta uma questão: se, pelo desfecho que nega premissas melodramáticas, enfraquece a indústria cultural ou se, mesmo em chave de paródia, a corrobora ao usar as mesmas armas dela. No primeiro caso, ponto positivo para o Tablado de Arruar, já que é essa a sua proposta; no segundo, ponto negativo. À plateia cabe essa reflexão.

 

 

HELENA PEDE PERDÃO E É ESBOFETEADA. Dramaturgia de Alexandre Dal Farra. Direção de João Otávio. Com Alexandra Tavares, Clayton Mariano, Ligia Oliveira, Vitor Vieira e Joana Flor. Na Praça da Liberdade (sextas, às 16h) e na Praça Santa Cecília (sábados, às 16h), São Paulo, SP. Entrada franca. Até o dia 31.

 



Escrito por Mauro Fernando s 08h31
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