ROTUNDA


A HORA ERRADA

Divulgação

Magali Biff, Zémanuel Piñero e os limites éticos na busca pelo domínio das coisas

 

 

O quadrinista, escritor e dramaturgo Lourenço Mutarelli é dono de obra que escapa de modelos comerciais, com atmosferas densas e personagens atormentados. Transubstanciação e Sequelas são duas de suas HQs. Já teve três romances adaptados para o cinema: O Cheiro do Ralo (direção de Heitor Dhalia), O Natimorto (de Paulo Machline) e A Arte de Produzir Efeito sem Causa (rebatizado Quando Eu Era Vivo, de Marco Dutra). Mário Bortolotto adaptou O Natimorto para o teatro. O livro O Teatro de Sombras reúne cinco peças de Mutarelli.

A Hora Errada, trabalho dramatúrgico inédito de Mutarelli, estreia em 8 de maio no Sesc Consolação, em São Paulo. Tomás Rezende assina a direção. Magali Biff e Zémanuel Piñero interpretam Dolores e Horácio, que vivem sob um regime de exceção – a Nova Ordem, um governo mundial único, uma ditadura em escala global –, em meio ao colapso econômico e à escassez de recursos naturais. Dolores trabalha em uma tinturaria e obtém para Horácio uma entrevista de emprego. Ele recebe uma proposta enigmática, que é revelada pouco a pouco e o faz pensar em abandonar seus valores.

Rezende relata que 1984, de George Orwell (1903-1950), é uma das referências de A Hora Errada. “Há uma dimensão apocalíptica na peça. Um regime totalitário que controla tudo, confiscou o dinheiro, interrompeu as linhas telefônicas e abafa a resistência”, diz. A grande referência, no entanto, é Fausto, de Johann von Goethe (1749-1832) – o contrato selado entre Mefistófeles e Fausto traz à tona os limites éticos na busca pelo conhecimento. “Horácio cai na sedução, vai se enredando, é encurralado. E sua vida entra no jogo, ou como vítima ou como carrasco.”

O sistema político surge no início do espetáculo como antagonista. Isso, porém, muda quando Dolores percebe o dilema que Horácio vivencia – ela, então, assume o antagonismo. Conforme o diretor, A Hora Errada sublinha “o jogo de forças e contraforças dos personagens”. “A peça aborda o desejo e os vetores contrários que o desejo carrega. Faz as pessoas refletirem sobre o próprio instinto assassino.”

Rezende evoca texto de Mutarelli incluído no programa da peça que ajuda a entender a origem dela e os impasses de Horácio: “Meu pai era um artista frustrado, que virou um policial e que nesse trabalho torturava pessoas. (...) Eu não consigo entender como uma pessoa faz isso e se mantém, tem estrutura e consegue se isolar, se distanciar disso e viver uma vida aparentemente comum”. “Horácio entra na lógica do sistema, mas fica angustiado”, conta o diretor.

A HORA ERRADA. De Lourenço Mutarelli. Direção de Tomás Rezende. Com Magali Biff e Zémanuel Piñero. No Sesc Consolação. Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo, SP. Fone (11) 3234-2000. Quintas e sextas, às 20h. De 8/5 a 13/6. R$ 2 a R$ 10. Recomendação: 14 anos.



Escrito por Mauro Fernando s 16h57
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SYNGU SABOUR - PEDRA DE PACINCIA

João Caldas

Ester Laccava: exorcizar o sofrimento e a burrice

 

 

O escritor e cineasta afegão (radicado na França) Atiq Rahimi publicou Syngué Sabour. Pedra-de-Paciência, que foi finalista do Prêmio Goncourt (o mais cobiçado da França), em 2008. Escreveu o roteiro do filme, A Pedra da Paciência, que foi lançado em 2012. A atriz Ester Laccava leu o livro e decidiu levá-lo ao palco. Contatou Rahimi, que a apresentou à adaptação teatral assinada por Jean-René Limoine. Sob a direção de Fernanda D’Umbra, Syngué Sabour – Pedra de Paciência estreia no Sesc Belenzinho, em São Paulo, em 8 de maio.

Uma afegã, muçulmana, vela o marido, entrevado em um leito de hospital. Impelida pela impossibilidade da réplica, fala, então, o que pensa sobre a vida. Atira contra ele queixas que as tradições culturais e religiosas recomendam manter eclipsadas. Ele acaba por transformar-se na pedra negra da mitologia persa, que acolhe dores até o momento em que explode e livra o confidente delas.

“Ela conta como foram o casamento e a primeira vez que eles transaram”, exemplifica a atriz. “É o grito de uma mulher.” Contra, evidentemente, um sistema de valores sociais que oprimem. A obra é inspirada na trajetória de uma poeta afegã assassinada pelo marido, com a cumplicidade da mãe, por conta do estilo de vida adotado, mais liberal. “Rahimi dá voz ao que estaria preso na garganta dela: ela já morta, com o marido em coma”, conta.

Para Ester, Syngué Sabour – Pedra de Paciência não trata apenas de condição feminina, liberdade, opressão e religião. “Discute o absoluto”, diz. O que é o absoluto? “É o escuro, é o silêncio, não o nada.” E também “é o que deveria ser a ordem natural das coisas”. O espetáculo, pois, ainda coloca em xeque certezas de natureza política – não no sentido eleitoral-partidário, mas no da conciliação de interesses diferentes. “A peça é a constatação da tragédia contemporânea, é a cara da burrice humana.”

O longa-metragem não se tornou uma referência para a montagem, relata a atriz. “O filme é muito realista.” Sugere, portanto, uma atmosfera cênica em consonância com a espiritualidade vista no texto. “Toda religião é uma tentativa de revelar a verdade”, diz. Ester interpreta a mulher e Duda Mamberti, o marido. Guilherme Jorge e Francisco Haddad Aguerre interpretam dois soldados, em intervenções curtas.

SYNGUÉ SABOUR – PEDRA DE PACIÊNCIA. De Atiq Rahimi. Adaptação de Jean-René Limoine. Direção de Fernanda D’Umbra. Com Ester Laccava, Duda Mamberti, Guilherme Jorge e Francisco Haddad Aguerre. No Sesc Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1.000, São Paulo, SP. Fone (11) 2076-9700. Quintas a sábados, às 21h30, e domingos, às 18h30. De 8/5 a 8/6. R$ 5 a R$ 25. Recomendação: 14 anos.



Escrito por Mauro Fernando s 18h10
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